Saúde: O que é Incontinência urinária? Parte 1

by - junho 20, 2013


Olá Blog!
Tudo bem com vocês? Hoje a blogueira vem como a profissional de fisioterapia para  falar de assunto muito importante para todos nós!
Todas já ouvimos o comentário de alguma mulher: Menina, espirei e fiz xixi! Ou ; Nossa, eu fiz xixi e nem consegui chegar ao banheiro!
Galera isso tem nome, e tem tratamento também! Se chama Incontinência Urinária.



A incontinência urinária (ou da bexiga) ocorre quando não é possível ter controle sobre a urina que sai da uretra, canal que leva a urina da bexiga para fora do organismo. Esse problema pode variar de um vazamento de urina ocasional até uma completa incapacidade de reter a urina.
Os três tipos principais de incontinência urinária são:
  • Incontinência de esforço ocorre durante algumas atividades, como tossir, espirrar, rir ou realizar exercícios.
  • Incontinência de urgência - envolve uma necessidade súbita e forte de urinar, seguida de uma contração instantânea da bexiga e a perda involuntária de urina. Não há tempo suficiente para chegar ao banheiro quando você percebe que precisa urinar.
  • Incontinência de gotejamento - ocorre quando a bexiga não se esvazia por completo, o que leva ao gotejamento.Isso ocorre muito em neuropatologias, chamamos também de bexiga neurogênica.
  • Incontinência mista - envolve mais de um tipo de incontinência urinária.
A incontinência é mais comum entre idosos. As mulheres estão mais propensas a ter incontinência urinária do que os homens. Isso se deve ao fato da ureta da mulher ser muito pequena, da mulher ter muito mais fatores de risco para desenvolver essa patologia, tais como: multiparidade, parto normal, o próprio peso do bebê durante a gestação, entre outros.
Crianças e bebês não são considerados incontinentes, pois simplesmente ainda não aprenderam a controlar a vontade de ir ao banheiro. Acidentes ocasionais são comuns em crianças de até 6 anos. Crianças (e às vezes adolescentes) do sexo feminino podem apresentar pequenos vazamentos de urina ao rir.
A enurese noturna em crianças é normal até a idade de 5 ou 6 anos.
Seguiremos com este assunto em próximos posts!
Até a próxima  

Veja também

0 comentários

Obrigado Por comentar! ♥