A história do batom!

by - julho 16, 2014

Olá Blog!
Hoje eu resolvi trazer o tema batom! Aqui a maioria de vocês deve gostar muito de um batom né. Há quem goste dos cintilantes, os cremosos, os líquidos... Mas você sabe de onde surgiu o batom?
 O nome vem do francês bâton, literalmente "bastão", embora o cosmético não seja chamado assim em francês. E servia para dar cor aos lábios, mas hoje ele até hidrata e trata da pele dos lábios.
As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras mulheres a inventarem e usarem batom. Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios.As mulheres da antiga Civilização do Vale do Indo usavam batom nos lábios para decoração.




Batons com efeitos brilhantes foram inicialmente feitas usando a substância que causa a iridescência encontrada em escamas de peixe. Curioso não?!
Na Europa Medieval, o batom foi proibido pela igreja e foi pensado ser usado como uma "encarnação de Satã. Fala sério, ô povinho!
Durante o reinado da rainha Elizabeth I ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda. Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta e atores masculinos usavam maquiagem.
o século 19, o batom era colorido através de corante carmim. O corante carmim era extraído de cochonilha nativas do México e da América Central. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos. O ácido carmínico, constitui 17% a 24% do peso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos.
E ele era aplicado nos lábios com auxílio de um pincel, não era comercializado como conhecemos hoje. A forma como conhecemos hoje  foi criada em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos que foram inventado por Maurice Levy.
Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennessee.
Elizabeth Arden (cosmetóloga e empresária do mundo moderno) e Estee Lauder (cosmetóloga amaericana) começaram a vender batom em seus salões.

Veja também

0 comentários

Obrigado Por comentar! ♥