1.10.16

Outubro Rosa: Câncer de mama

Olá Blog, iniciamos o mês de outubro, e não podemos deixar de citar que é o mês de luta e conscientização contra o câncer de mama.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
 
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 - INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 - SIM).
 A prevenção do CA  de mama, baseia se no controle dos fatores de risco.
Estima-se que controlando a alimentação, nutrição e atividade física é possível uma redução de até 28 %  o risco da mulher desenvolver o CA de mama.
 O CA de mama não tem uma causa única, está relacionado a fatores como:
  • idade.
  • história reprodutiva.
  • fatores genéticos e hereditários.
  • Fatores ambientais e endócrinos.
A idade é o principal fator de risco, principalmente acima dos 50 anos devido à, exposição ao longo da vida e até mesmo  as alterações biológicas decorrentes.
Vamos focar em prevenção.
Aqui temos a Cartilha do INCA.
Confira e fique por dentro!

Compartilhe essa postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por comentar! ♥

 
Feito com ♥ por Lojinha de Blogs