30.8.17

Saúde da Mulher: Saiba mais sobre o HPV

Hey Pipowww!
Vem que hoje o tema é Saúde da Mulher.




CRÉDITO: www,portalt1.com


Vamos iniciar nosso papo falando sobre o HPV, sabe o que é?
HPV: Papilomavírus humano, também conhecido como hpv vírus, condiloma acuminado, verruga genital, crista de galo, cavalo de crista couve-flor, ufa!!!!! Muitos apelidos ele tem,  ele prefere tecidos de revestimento como mucosas e pele.
Nas regiões afetadas ele provoca alterações localizadas que resultam em lesões com crescimento celular irregular, vide verrugas, ou popularmente conhecida como crista de galo.
As infecções genitais por HPV, ficaram muito conhecidas na década de 80, quando correlacionou-se lesões como câncer do colo de útero.
O HPV é um vírus universal, que não tem preferências, quer seja quanto ao sexo, idade, raça, localização.
O vírus pode se instalar em qualquer região corporal, bastando apenas micro-lesões ou micro-traumas em pele ou mucosas, para servir de porta de entrada.
O vírus já foi detectado não apenas nas regiões genitais, mas também em regiões como olhos, boca, faringe, vias aéreas, reto e uretra.
 E ainda, sua presença foi encontrada no líquido amniótico (líquido que envolve o feto na vida intra-uterina).
O HPV é um vírus com DNA de dupla hélice, com aproximadamente 8.000 pares de bases nitrogenadas que codificam todas as funções do vírus. A partícula viral tem 55 nanômetros (nm) de diâmetro, sem envelope lipídico.
AGENTE ETIOLÓGICO: Papilomavirus humano
PERÍODO DE INCUBAÇÃO: 3 a 8 meses.
QUADRO CLÍNICO: assintomático, são verrugas genitais. Presente em 95 % dos casos de câncer de útero, pouco associada ao câncer no pênis, pode ficar longos períodos em estado latente ( sem se manifestar).
DIAGNÓSTICO: Clínico + biópsia.
TRATAMENTOS: Cáusticos tópicos (TCA, Podofilina),  imunoterapia e  cirurgia ( cautrização elétrica, exérese, criocauterização e laser).
  1. Prevenção Primária, as VACINAS
    • Atualmente temos 2 tipos de vacina para o HPV, a Tetravalente, produzida pela Merck Sharp e Dhome com o nome comercial de Gardasil que protege contra os HPVs tipos  6, 11, 16, 18 e, a Bivalente produzida pelo laboratório GSK com o nome comercial de Cervarix e que protege contra os  HPVs tipos16 e 18. 
    • Secundária: Use preservativos, sabendo que vai proteger apenas a região que o preservativo cobre, evite múltiplos parceiros.
Pipowww, é isso aí!
Fiquem sempre por dentro do assunto saúde, pois sem ela, nós ficamos muitos vulneráveis.

Compartilhe essa postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por comentar! ♥

 
Feito com ♥ por Lojinha de Blogs