Saúde: Amenorréia, saiba o que é!

by - setembro 24, 2013

Olá Blog!
Vamos com nossas dicas de saúde, pois saúde é tudo galera!
Hoje nosso tema é a amenorréia, apesar do nome um pouco complicado, significa ausência de menstruação, e nós vamos entender quais os fatores que levam a isso.



Pode ser classificada em primária ou secundária. 

  • A Amenorréia primária define a ausência de menarca. Menarca é a primeira menstruação.
  • A amenorréia secundária se dá por falta de menstruação por 3 ciclos consecutivos ou 6 meses em mulheres que já apresentaram ciclo normal . As amenorréias, tanto primária quanto secundária, necessitam avaliação médica.

Em mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva a causa mais comum de amenorréia (e de atraso menstrual) é a gravidez.
Podem acontecer devido a várias causas, como por exemplo a utilização de fármacos, gravidez, stress, tumores no sistema nervoso central (ex. tumor hipersecretante prolactina). Também há a informação de que mulheres atletas tendem a ter amenorréia numa frequência maior do que mulheres que não praticam esportes.
O tratamento da amenorréia pode ser feito com base na hormonoterapia no caso de disfunção ou ausência dos ovários e menopausa. Os medicamentos usados nesse caso são normalmente à base de estrogênios e/ou progestagênios. Tratamentos não hormonais são indicados em pacientes com amenorréia devido a super produção de prolactina ou outras causas, como psicológica. Nesses casos, pode-se indicar a psicoterapia ou medicamentos que redução a produção de prolactina.
Prolactina - é um hormônio secretado pela adenoipófise que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, causando nas mulheres alteração menstrual e infertilidade.
Espero que aproveitem o conhecimento que tento transmitir aqui.
Até a próxima ♥ 

Veja também

2 comentários

  1. é sempre bom ler posts sobre a saúde do nosso corpo =D
    Beijinhos

    Meu blog: www.cocotadequinta.com

    ResponderExcluir
  2. Rosi, essa doença é tipo uma endometriose?
    Uma beijóca! Dru!

    Me visita também?
    www.blogquasegemeas.com

    ResponderExcluir

Obrigado Por comentar! ♥