Saúde da Mulher: Coletor menstrual X Absorvente

by - maio 05, 2015

Olá Blog!
Hoje nosso papo é sobre Saúde da Mulher, pois nem só de batom vivemos. Cuidar da nossa saúde é fundamental.
Vocês já ouviram falar em coletor menstrual?

É um dispositivo de barreira, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente, ao contrário de tampões a absorventes externos, ele coleta ao invés de absorver.
Geralmente possuem forma de sino ou taça, são feitos de silicone médico elastômero termoplástico ou látex. É reutilizável e possui vida útil de 10 anos.
Existe um modelo  menos comum, confeccionado em polietileno e de forma similar ao diafragma, este porém é descartável e apenas produzido pela marca Instead.
Por ser macio e flexivel, este pode ser usado durante a relação sexual.
Os demais modelos devem ser retirados na hora do vuco vuco.



Os coletores podem ser novidades no Brasil, mas já são produzidos desde a Década de 30.
O primeiro a ser patenteado se chamava Tass-ette, nos USA e era assinado por Leona Chalmers, depois de lançado ele caiu no esquecimento, afinal década de 30 a galera era bem conservadora.
Ee voltou a ser produzido na década de 50 após  a Segunda Guerra Mundial, mas teve sua produção interrompida por carência de  Látex.
Ressurgiu das cinzas na década de 70 com o nome Tassaway, coletor era descartável nessa época, mas a fábrica fechou pouco depois.
Em 1987, novamente na terra do Tio Sam, o coletor The Keeper, feito de látex. Fabricados em 2 tamanhos, para as novinhas não salientes (virgens) e para as mulheres com filhos, teve ótima avaliação por parte dos profissionais médicos, e caiu no gosto, por ser reutilizável, isso é, economia para o bolso da mulherada.
Os coletores são reutilizáveis, levam mais tempo para efetuar a limpeza, do que se levaria pra trocar o absorvente interno ou externo.



 Tem muito assunto ao redor deste tema, para o post não ficar enorme, deixe nos comentários suas dúvidas sobre ele.
Grande beijo a todos.

Veja também

4 comentários

  1. Oi Rosi!!! Nossa, já havia lido algumas coisas sobre esse coletor... mas minha curiosidade maior é conhecer alguém que usa... Não uso o famoso ob pois tenho gastura...rs Beijos!!!

    http://www.makeupmetall.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana Duarte, eu uso e recomendo! Tb não podia com o OB, me causava irritação. Mas o coletor é muito tranquilo, confortável, vc não sente absolutamente nada! Ele não fica tão fundo no canal vacinal e tb não resseca a sua flora natural... ele simplesmente coleta o sangue. É ótimo!!!!!
      Convido vc a conhecer mais em nossa página do Facebook: www.facebook.com/Inciclo.suldeminas
      Beijos, Isabelle Pereira

      Excluir
    2. Ariana Duarte, eu uso e recomendo! Tb não podia com o OB, me causava irritação. Mas o coletor é muito tranquilo, confortável, vc não sente absolutamente nada! Ele não fica tão fundo no canal vacinal e tb não resseca a sua flora natural... ele simplesmente coleta o sangue. É ótimo!!!!!
      Convido vc a conhecer mais em nossa página do Facebook: www.facebook.com/Inciclo.suldeminas
      Beijos, Isabelle Pereira

      Excluir
    3. Pois é Ariana, é uma boa experimentar, pretendo experimentar essa novidade no mercado, além de econômico aparenta ser mais seguro e vantajoso.

      Excluir

Obrigado Por comentar! ♥