Foie Gras: Do sofrimento à mesa

by - outubro 22, 2017

Hey Pipowww, vem comigo que o assunto hoje apesar de ser comida, é um pouco chato.
Como assim? Comida nunca é chato né pipow?
Mas no caso do Foie Gras ( fuagrá), é até revoltante. 
Primeiramente, tu sabes o que é Foie Gras?
Não né? Nem eu sabia meu querido! Eu fui criada com ovo, salsicha e carne moída.






Daí procurei saber o que era, e fiquei de cara.

Essa iguaria francesa, chique, cara e calórica, nada mais é que o fígado doente  e hipertrofiado lipidicamante do ganso, geralmente servido em forma de patê. Foie Gra, significa fígado gordo em francês
Ficou com nojinho? Não fique, pois o pato não fica com o fígado doente por mera ação da natureza, ele é alimentado forçadamente, da maneira mais cruel possível, em cativeiro, para poder hipertrofiar seu fígado e encher a pança de ricos famintos, bom, acredito que pouco pobres tenham acesso a iguaria.
A partir de certa idade, gansos e patos ficam confinados em um ambiente, onde passam a ser alimentados sistematicamente recendo ate 12 vezes mais comida do que necessário.
Assim, engordam rapidamente, fazendo com que seu fígado fique 10 vezes maior que o normal.


Pato sendo alimentado, exaustivamente.


Um Foie Gras pode pesar ate 700 gramas. Na França é consumido basicamente, em ocasiões especiais, pois é um caro prato.

Muitos produtores de foie gras não consideram seus métodos cruéis, insistindo que é um processo natural que explora a capacidade do animal. Eles argumentam que patos e gansos ingerem grandes quantidades de alimento antes da migração. Salientam ainda que patos e gansos não possuem o reflexo de engasgar, não sentindo assim nenhum desconforto.
A história por trás do Foie Gras é grande, mas cruel, sim muito cruel, alimentar forçadamente um animal, afim de criar um problema em seu fígado, porque isso o deixa mais saboroso.
Creio, que crueldade e o menor adjetivo que posso usar.
Não serei cretina, eu sou carnívora, não vou dar uma de protetora de animais, mas há de convir, que a maneira que e utilizado para conseguir essa iguaria, é revoltante.

Veja também

0 comentários

Obrigado Por comentar! ♥