Mulheres Históricas: Josina Machel

by - junho 07, 2021





 Olá pessoal, começamos hoje mais uma seção do nosso blog, se chama mulheres históricas, e como o próprio nome já diz, vamos falar de mulheres que fizeram parte de nossa história.

Josina  Marchel ( seu nome de solteira era Josina Abiathar Muthemba) , foi uma moçambicana, nascida em 10 de agosto de 1945, que lutou pelos direitos das mulheres moçambicanas e pela independência de seu país.

Em 1956 mudou-se para a capital de Moçambique para estudar, nesta época não era comum que as famílias permitissem e até mesmo encorajassem meninas e mulheres a estudar, fato que Josina aproveitou ao máximo, e lá passou a frequentar grupos de estudantes clandestinos, onde posteriormente passou a ser membro da FRELIMO -Frente de Libertação de Moçambique.

Dentro da FRELIMO foi uma das fundadoras do Destacamento Feminino a qual tinha por atuação o treinamento militar e a educação política, ainda dentro da FRELIMO, foi nomeada chefe para Assuntos Sociais e também da Seção da Mulher no departamento das Relações Exteriores, casou-se e foi mãe neste mesmo período.

Ajudou ainda na criação de Centros infantis, onde as mulheres do destacamento ajudavam a cuidar de crianças órfãs, ou daquela cujos os pais estavam no combate da FRELIMO frente a libertação nacional, pois a luta era pela libertação do país das mãos dos portugueses.

Josina faleceu aos 25 anos,  07 de abril de 1971, vítima do Câncer. Nesta mesma data, em sua homenagem, é comemorado o Dia da Mulher Moçambicana.

Sua influência é lembrada até hoje.



Veja também

0 comentários

Obrigado Por comentar! ♥