Mulheres Históricas: Zilda Arns

by - junho 19, 2021







 No capítulo de hoje, Zilda Arns Newmann, a médica e sanitarista Brasileira.

Nascida em Forquilhinha , Santa Catarina em 1934, iniciou o curso de medicina em 1953 na UFPR, aprofundou seu conhecimento em saúde pública, pediatria e sanitarismo, com o objetivo principal de cuidar e salvar as crianças da desnutrição, mortalidade infantil e violência doméstica.

Foi fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, da Pastoral da Pessoa Idosa, que são duas organizações  de ações sociais  da CNBB (CONFERÊNCIA NACIONAL DE BISPOS DO BRASIL).

Na década de 80 , foi convidada pelo governo do estado do Paraná para coordenar a campanha de vacinação Sabin ( Albert Bruce Sabin, médico pesquisador , conhecido por ter desenvolvido a vacina oral para poliomielite), para combater a primeira epidemia de Poliomielite, criando um método próprio que depois passou a ser adotado pelo Ministério da Saúde.

Neste mesmo período assumiu a coordenação da secretaria de saúde do Paraná, onde instituiu  os programas de planejamento familiar, prevenção do câncer ginecológico, saúde escolar e aleitamento materno.

Teve uma carreira brilhante, onde salvou milhões de crianças  e atendeu quase dois milhões de famílias em centenas de cidades brasileiras, levando não só solidariedade,  mas também conhecimento sobre nutrição, educação e cidadania, mostrando que as pessoas são capazes de ser tornar protagonistas de sua própria transformação social.

Zilda faleceu em 12 de janeiro de 2010 no Haiti, durante o terrível e violento terremoto que assolou o país.

Ela estava em missão humanitária para introduzir a Pastoral da Criança no país.

E aí? Gostou do capítulo de hoje? Deixe seu comentário.

Veja também

0 comentários

Obrigado Por comentar! ♥