Saúde mental e o profissional de saúde

by - maio 22, 2021








Hoje vamos abordar um tema que não pode passar desapercebido, inclusive em tempos de pandemia.
Saúde Mental!
O profissional de saúde, sempre foi acometido de grande estresse diário, por cuidar diretamente do doente, por más condições de trabalho, má remuneração, por situações de violência no ambiente de trabalho, atrelados também aos assuntos relacionados a vida pessoal do colaborador.
A situação atua de pandemia, devemos concordar, é atípica. São mais de um ano, em que o nível de superlotação de unidades de terapia intensiva e o índice de óbito, aumentou consideravelmente, colocando o país entre os que mais perderam vidas para o Covid 19. Não podemos esquecer o distanciamento social, o que afetou diretamente profissionais de linha de frente ao combate ao Covid 19, uma vez que entram em contato direto com os fluidos desse paciente.
E por conta dessa situação atípica, é normal que as pessoas apresentem sofrimento psíquico e transtornos mentais relacionados ao estresse.

Associando todos os fatores acima citados, esse profissional, sobrecarregado por suas atribuições, sem o efetivo contato com a família, com a falta de EPI's adequados, sim, a demanda por procura na pandemia levou ao caos, preços exorbitantes, e dificuldades em encontrar esses produtos, tudo isso leva a falta de autocuidado desse colaborador.
Tudo isso associado, pode levar a quadros de depressão, transtorno de ansiedade, sentimento de solidão, cansaço físico e mental, o que também pode levar ao aumento de erros durante o trabalho.
 Levando em consideração que é uma nova doença, a vacina demorou meses até ser preparada, aliada a desconfiança da população em relação à mesma, não há tratamento cientificamente comprovado, número de infectados permaneceu alto por meses, esse profissional nos gera preocupação, e deve ser assistido de forma direta.
Podemos começar tendo mais empatia com esses profissionais, as empresas e serviços de saúde, devem dar atenção aos eu colaborador, com apoio psicológico aos que assim desejarem, momentos de relaxamento, valorização do colaborador, melhorar o ambiente laboral, oferecer equipamentos de proteção de qualidade e etc.
Se você conhece algum profissional de saúde, tenha empatia por ele.


Veja também

0 comentários

Obrigado Por comentar! ♥